terça-feira, 31 de março de 2009

O meu novo herói!

É padre. Sim, o meu novo herói é padre. Padre Bispo, de Viseu, D. Ilidio Leandro. Dentro das limitações que a Igreja e a própria religião em que acredita lhe conferem, tem sobressaído com ideais muito próximos dos tempos que correm. Tem consciência que o mundo mudou, e que a Igreja não pode fechar os olhos a esse facto.
Diz-se um homem do século XXI. E eu corrijo, um HOMEM do século XXI.
Ficou mais conhecido por dizer que votaria "SIM" no referendo ao aborto, apenas e só se estivesse em causa a despenalização da mulher e não a liberalização da prática até às 10 semanas. Na minha opinião, foram declarações notáveis, de alguém que sabe pensar pela própria cabeça, e não se esconde por detrás de pensamentos e ideias tão fúteis como os que a Igreja defende.
Depois pronunciou-se sobre o uso de preservativo pelos portadores do virus da sida, defendendo o seu uso, quando ainda nesse mesmo instante o seu próprio Papa tinha defendido exactamente o contrário. Ao que consta, as declarações de D. Ilio já estão a ser analisadas no Vaticano. Eu tiro novamente o meu chapéu, sabendo que não deve de ser fácil ir contra aquilo que os seus "superiores" defendem cegamente.
Hoje pronunciou-se sobre o divórcio. É contra, como seria de esperar, mas respeita-o em casos de violência doméstica.

Gosto deste Senhor. Como ja referi, dentro das limitações que lhe são impostas por tudo aquilo em que acredita, não foge aos temas que são importantes, não esconde a cabeça na areia, nem deixa as perguntas sem resposta.
Muitos como ele, são precisos.
Onde é que os encomendamos?

8 comentários:

Ana disse...

Olha não sei, mas se descobrires encomenda logo uma quantidade suficiente para os próximos séculos...é que parece-me que a Igreja ainda vai andar muito tempo de cabeça enterrada.

Pronúncia disse...

És uma peste! Ia escrever sobre ele, agora já não posso...

É verdade, é de homens como ele que a Igreja precisa.

Mas acho que se vai dar mal. O papa bento não lhe vai perdoar... pelo menos é o que me parece.

:)

Rafeiro Perfumado disse...

Este senhor atirou uma pedra contra quem afirma que os padres não têm tomates!

C.C. disse...

Fantástico como alguém basta ter alguma abertura e tolerância perante os problemas actuais para ganhar logo simpatia por parte das pessoas e problemas com o Papa. Tinham muito a ganhar com mais pessoas assim e chamariam muito mais gente às igrejas... não posso falar muito pois sou agnóstico, mas a Igreja tem de evoluir com os tempos e esses senhor está uns anos à frente...

André disse...

É bom de saber que ainda há quem pense desta forma, mas como sempre passa por ser apenas uma excepção à regra!

About Winter disse...

fiquei tremendamente surpreendida, pela positiva,com esta tua partilha! é louvável realmente! os meus Parabéns a esse senhor-coragem! ;)quem me dera que muitos seguissem os seus passos!

tem mais um prémio para ti no meu cantinho* beijinhos*

Pronúncia disse...

Mel:

Está tudo bem?! Andas desaparecida...

Faz o favor de passares lá pelo meu tasco! Tenho lá um mimo para ti...

Beijinhos e aparece! :)

Cor do Sol disse...

O D. Ilidio é um senhor, conheço-o relativamente bem. Há muitos mais como ele, mas as pessoas estão habituados a atirar logo pedras quando se fala em Igreja.

Beijinho e as melhoras ;)